![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBr-ysk2hpK1eu8ri8QileEjH9jRJA3B9A9AQkbMey9HjRjYKYZWJcvaUc-_zMnpUC4veVyH1dDz1jU4cRbbcjlAuoxrArt8ppVeob33jZFzphZ-Kbem1NWZlV0894StuNtScclAfB1T0/s200/Digitalizar0040.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUkSOb-Nhaxu8HdpUr1aaMIKegBn8JJmYXlXQZAr5aoX70uh3FSdg5a7kNcPZbAhlgUgrulyKv2PrpPzppEc_pT6ZOakqH4uTzSpM46pUVNgEB1JCrpWiagHmnZnLBQvJXwZHy6JZWW-E/s200/marina+abramovic.jpeg)
Fui ver a exposição Mulher Mulheres no Sesc da Av. Paulista. A exposição vai de 8 demarço a 10 de junho de 2007. É uma exposição conjunta com a Art for the World. Pequena, despretensiosa e delicada a mostra. Gostei!
Principalmente pelas palavras do diretor do Sesc Danilo Santos de Miranda:
"Em um Teto todo seu, Virginia Wolf afirma que a independência econômica é o único caminho possível ao desenvolvimeno de um talento criativo. Ao referir-se à ficção literária, a escritora aponta essa como necessidade válida tanto para homens como para mulheres. Entretanto, é do universo feminino que ela fala, já que ao homem ambas as possibilidades sempre estiveram e mantêm-se abertas, tal qual um direito adquirido, enquanto para a mulher elas podem definir ou não o sentimento de pertença cultural e o lugar que lhes cabe nas sociedades."
Esta é a importância desta exposição. Mostrar que das mulheres do mundo são poucas aquelas que conseguem ter esta indepedência econômica e tudo o que fazem para se manter a si e às suas famílias. Os pensamentos por trás de meus trabalhos são sempre estes. Por mais que ela lute, ela não deixa de ser escrava mesmo achando que não o é. Poucas são as mulheres realmente autônomas. A maioria delas vive de maneira escrava, sofrendo, apanhando, e lutando sempre.
Um dos trabalhos da exposição é um vídeo da artista performática Marina Abramovic (fotos). O trabalho dela na Bienal de Veneza, não me lembro o ano, mas é recente, lavando ossos em repúdio à guerra em seu país, me fêz chorar. Foi uma das coisas mais belas que já se fez em arte.
Keine Kommentare:
Kommentar veröffentlichen